logo

Top 7 Livros para Freelancers e Empreendedores

sexta-feira, setembro 23, 2016

Top 7 Livros para Freelancers e Empreendedores

Em meio à toda essa louca correria do dia a dia, estamos nós, freelancers e empreendedores, mergulhados em tanta tecnologia, que parece até estar fritando os nossos neurônios pouco a pouco. Na verdade, estamos tão sobrecarregados com os prazos de entrega dos nossos produtos ou serviços, que nem conseguimos tempo para fazer todas as nossas leituras preferidas. 

Falta de produtividade, falta de energia, procrastinação, solidão, desânimo são apenas alguns dos vilões que podem atacar momentaneamente a vida de um freelancer ou empreendedor, seja qual for a área de atuação desse profissional. Porém, saiba que desistir não é a opção correta  e a ajuda pode chegar de onde menos se espera, podendo chegar em nossas vidas até mesmo através da leitura de um bom livro.



Eu, sinceramente, acredito que todo freelancer, autônomo ou profissional liberal tem dentro de si a chama ardente do empreendedorismo e, como todo bom empreendedor, ama resolver problemas dos seus clientes, mas como solucionar os problemas dos clientes com tantos impedimentos em sua própria vida? 

É por esse motivo, que buscar uma solução através de livros de conteúdo relevante pode ser de grande valia, principalmente, quando não temos a oportunidade de conversar com pessoas tão experientes como esses escritores em nosso cotidiano. Na realidade, nos sentimos sozinhos em grande parte do tempo porque nem sempre as pessoas que estão ao nosso redor entendem todas as nossas ideias e muito menos onde queremos chegar.  

E foi exatamente pensando nos problemas que enfrentamos todos os dias, que resolvi escrever esse artigo com as minhas próprias dicas de livros para freelancers e empreendedores. Na verdade, comecei a pensar nesse post a partir de uma inspiração recebida através desse artigo aqui: http://www.freelancermap.com/freelancer-tips/11536-blog-carnival--book-recommendations-for-freelancers e decidi então contribuir com as minhas próprias experiências obtidas através da leitura dos livros que apresento nesse post

Manter o foco, a determinação, o ânimo, a perseverança, a motivação sempre em dia não é tarefa fácil para freelancers ou empreendedores, portanto, lançar mão de algum recurso extra como um livro, por exemplo, pode trazer um pouco mais de leveza e desembaraço para as nossas batalhas diárias.


Conheça agora uma pequena seleção de 7 livros que servem tanto para profissionais freelancers como para empreendedores digitais ou não. Lembrando, que os livros não foram classificados quanto à qualidade e que a ordem em que estão não tem nenhum significado qualitativo.

Top 7 livros para freelancers e empreendedores: 



1 – VIDA DE PROFISSIONAL FREELANCER (Marianne Cantwell) 


Esse livro acaba definitivamente com aquele velho mito de que para ser freelancer é preciso trabalhar como escravo ou sem tempo para o lazer, sem férias e sem descanso. Muito pelo contrário, nesse livro a escritora Marianne Cantwell incentiva as pessoas a buscarem um estilo livre de vida (free range ou à solta) trabalhando com o que realmente ama e obtendo dinheiro suficiente para viver bem, sem ter que ficar preso num escritório em intermináveis 8 ou 12 horas de trabalho por dia. 

Na minha opinião, esse não é um livro somente para profissionais "freelancers", pode até ser que a tradução trouxe o título em português para um equivalente mais próximo possível de "viver à solta" ou livre no mundo, mas a verdade é que o livro traz uma série de dicas de como ter o seu próprio negócio usando a tecnologia ao seu favor, podendo trabalhar de onde quiser em qualquer parte do mundo desde que tenha o compromisso de cumprir todas as tarefas necessárias para manter a sua atividade rentável e estabilizada. Algumas dicas de ferramentas indicadas pela autora podem ser baixadas gratuitamente no site oficial do livro através do link abaixo:

2 – TRABALHE 4 HORAS POR SEMANA (Timothy Ferriss) 


Esse livro é um dos meus preferidos e é até difícil manter a imparcialidade para falar dele aqui, mas vou tentar! Na minha opinião, esse livro é um pouco parecido com livro de Marianne Cantwell ( "Be a Free Range Human", título do livro em inglês ), porém o autor e também palestrante, Tim Ferriss, parece focar mais na produtividade dando exemplos de como fazer as mesmas tarefas no menor tempo possível não deixando nada para fazer, utilizando meios como terceirização de serviços ou eliminando clientes que não dão lucros suficientes. 

O autor também traz alguns exemplos de ideias de negócios que podem ser realizadas sem que o empreendedor precise estar preso várias horas por dia no negócio escolhido, trazendo o foco mais uma vez para a terceirização de serviços e economia de tempo. Esse livro realmente me ajudou bastante, já li mais de uma vez e ás vezes releio algumas partes separadas que marquei como importantes, isso me ajuda a fixar alguns pontos para não correr o risco de esquecer no momento exato de uma decisão, por exemplo. 

As palestras de Tim Ferriss também são bem interessantes e até engraçadas, há várias no Youtube. O livro "Trabalhe 4 Horas por Semana" não é um livro voltado apenas para freelancers, mas também para aqueles que querem empreender de alguma forma preferencialmente através da internet.  

3 – PRODUTIVIDADE PARA QUEM QUER TEMPO (Gerônimo Theml) 


O título desse livro já diz tudo e é especialmente para aquelas pessoas que querem aprender a produzir mais sem ter que trabalhar mais, usando para isso um Método de Produtividade Inteligente. Sabe aquelas horas perdidas na frente de um smartphone ou do notebook vendo intermináveis publicações de amigos nas redes sociais? Quem não passa por isso, não é mesmo? Só que quando se trata de profissionais autônomos, freelancers ou empreendedores essas coisinhas que parecem tão inofensivas se tornam verdadeiros vilões quando o assunto é produtividade. 

E todos nós que não temos patrão e nem chefe para ficar "pegando do nosso pé", sabe o quanto é custoso economicamente falando quando perdemos tempo em coisas inúteis quando deveríamos estar envolvidos com os projetos ou serviços dos nossos clientes. As distrações do nosso século são muitas e esse livro ajuda bastante a manter o foco e gerenciar o tempo de forma correta.  

4 – A GUERRA DA ARTE (Steven Pressfield)


É um livro bem interessante e com um conteúdo extremamente útil quando o assunto é procrastinação, um "mal" que teima em atacar muitos de nós, empreendedores e freelancers espalhados pelo mundo. O livro fala sobre os nossos principais inimigos interiores, aqueles que temos que enfrentar todos os dias e que prejudicam tanto a nossa criatividade como a nossa produtividade e que impedem, dessa forma, a fluidez do nosso campo profissional. 

O autor do livro nos ensina a enxergar que o nosso próprio inconsciente tenta muitas vezes nos sabotar, nos enganar, nos corromper atuando principalmente com o medo e causando em nós estagnação das nossas atitudes em relação aos nossos sonhos e projetos. 

Numa linguagem própria e filosófica, o autor fala sobre questões que deixamos passar despercebidas e que nos faz parar diante de tantas situações ou ocasiões. É realmente uma leitura impactante e edificante para todos que almejam alcançar sonhos e realizar projetos de vida, mas que se sentem paralisados de alguma forma ou presos pelo medo. 

5 – A STARTUP DE $100 (Chris Guillebeau)


Esse é outro livro que preciso me conter para não gritar: Pode comprar! Pode comprar! Na minha opinião, é um livro que todo aquele que sonha em ter um negócio próprio com liberdade deve ler, pois traz uma série de exemplos de pessoas que abriram negócios com pouco dinheiro, mas mesmo assim se tornaram grandes e felizes. É um livro tão empolgante, que quando começamos a ler não conseguimos parar! 

Lembra do que eu falei  do livro "Trabalhe 4 Horas por Semana"? Então, esse também é semelhante, é um livro de consulta que todo empreendedor ou quem ainda pensa em abrir um negócio deveria ter. Só tenha o cuidado de não ler na hora de dormir para não correr o risco de ficar acordado a noite inteira para ler o livro até o fim ou levantar da cama para começar as pesquisas para montar o seu próprio negócio, pois o livro nos impulsiona para ação. 

É bem difícil ser imparcial a respeito de um livro que nos fez tanto bem e sei que algumas pessoas podem até pensar que estou exagerando, mas uma coisa é certa: quem ler esse livro será seriamente mordido pelo bichinho do empreendedorismo e com certeza não conseguirá ficar parado diante das oportunidades descritas nele.

6 – O PODER DOS INQUIETOS (Chris Guillebeau


Acredito que já tenha percebido que esse livro é do mesmo autor do livro anterior, então se prepare porque vem coisa boa por aí. Esse é mais um livro extremamente empolgante e recheado com conteúdo relevante para os que se acham incapazes de romper as barreiras. Só digo uma coisa: se você for um conformado ao ler esse livro correrá um sério risco de se tornar um inconformado, mas se já for um inconformado correrá um alto risco de se lançar por completo na direção dos seus sonhos e de suas ideias! 

O autor ensina ao leitor a despertar o potencial que tem dentro de si para alcançar metas cada vez mais ousadas e ocupar o espaço no mundo que é seu por direito, colocando as ideias em prática e explorando de forma correta suas maiores habilidades sem medo de ser feliz. É até difícil encontrar algo ruim nos livros de Chris Guillebeau porque ele parece realmente ser um instrumento de Deus para tirar muitos da mesmice ou da letargia, é o tipo de escritor que nos faz querer sair do lugar e da inércia quase que imediatamente.

7 – PORQUE ALGUMAS PESSOAS FAZEM SUCESSO E OUTRAS NÃO (Carol S. Dweck


Finalmente, chegamos ao último livro dessa seleção, mas  nem por isso o menos importante. Afinal, esse maravilhoso livro escrito por Carol S. Dweck é daquele tipo que nos faz refletir se o que aprendemos até agora estava correto ou não.  Ou se os elogios recebidos na infância estavam realmente nos incentivando ou nos colocando como estacas no caminho da vida. Carol inseriu nesse livro o resultado de 20 anos de pesquisa que detectou que todos nós temos dois tipos de códigos mentais: o fixo e o construtivo. 

Quando uma pessoa tem o código mental fixo, ela tem a convicção de que os talentos e habilidades já estão nela e isso pode gerar, em seu interior, uma certa estagnação ou fazer com que ela passe boa parte de sua vida tentando provar os seus talentos para si própria e também para os outros, perdendo assim grandes oportunidades de crescimento. Já uma pessoa com o código construtivo acredita que os seus talentos podem ser desenvolvidos e suas habilidades podem ser construídas. 

Particularmente, achei essa leitura muito construtiva, principalmente porque algumas vezes somos levados a acreditar que nascemos de um jeito e nunca poderemos mudar, mas com esse livro conseguimos enxergar pontos que podem ser perfeitamente trabalhados.

Artigos Relacionados:






Espero que tenha gostado dessa seleção! E se tiver outras sugestões de livros pode deixar nos comentários abaixo e contribuir com outros leitores através de sua experiência também.  Críticas também são sempre bem-vindas aqui! Um suuuupeeeer abraço e até o próximo post! 💋💋💋



Você Pode Gostar Também

0 comentários