logo

Como Vencer o Desânimo em Tempos de Crise

quarta-feira, abril 13, 2016

Como Vencer o Desânimo em Tempos de Crise

Que o Brasil está em crise o mundo inteiro já sabe e é um dos assuntos mais falados nos noticiários no momento. Porém, o problema é que algumas pessoas ouvindo tantas notícias ruins acabam se abatendo e o que é ainda pior, desanimando dos seus projetos de vida por causa disso.  Mas então, como vencer o desânimo e seguir em frente mesmo em tempos de crise? É claro que a resposta não é uma fórmula mágica e nem uma fórmula pronta, mas alguns passos podem ser tomados para que esse desânimo não venha causar a paralização de projetos de vida ou projetos empreendedores.  


Primeiramente, vamos entender o que é o desânimo para não confundir com a preguiça. Veja o significado do verbo desanimar segundo o dicionário online Dicio:  

Significado de Desanimar 
v. reg. múltipla. e v.pron. Fazer com que alguém deixe de possuir ânimo; deixar de estar entusiasmado; perder a vontade ou a coragem de agir; desistir: a tragédia desanimou-a; desanimou do emprego pelo salário; a falta de dinheiro desanima; não se desanime a vida vai melhorar. 

De acordo com o trecho acima, podemos observar que o desânimo é uma consequência de algo que aconteceu, tais como: enfermidades, dívidas, tragédias, baixos salários, falta de reconhecimento profissional, falta de dinheiro, separações familiares, término de relacionamentos, projetos que falharam e tantos outros. 

Ou seja, a menos que uma pessoa esteja sofrendo de depressão, é perfeitamente normal se sentir desanimado diante dessas situações, mas esse desânimo não pode durar para sempre, o tempo de dar a volta por cima tem que chegar! 

É preciso entender que para todo o problema há uma solução e buscar por essa solução é crucial para iniciar o processo de reversão desse quadro de desânimo. Porém, é preciso buscar a solução corretamente e não aleatoriamente, mas como assim? Por exemplo, se você precisa vencer o desânimo de estudar, pesquise por especialistas nessa área ou pessoas que venceram esse problema. Mas se você precisa vencer o desânimo espiritual, procure um pastor ou o seu líder espiritual para receber os conselhos apropriados. Ainda, se o desânimo for no casamento, faça o mesmo procure o departamento de liderança de casais ou uma terapia de casais. Se o problema for finanças ou endividamento, procure um consultor financeiro para que você possa aprender como administrar suas finanças em tempos de crise. Ou seja, não adianta falar do problema para pessoas que não entendem do seu problema, pessoas que não são especialistas ou você correrá um sério risco de piorar ainda mais a sua situação.  

Pessoalmente, todas as vezes em que desanimei de um projeto por causa de algum problema fui aconselhada por pessoas confiáveis a focar na solução e não no problema. Trago isso em minha vida até hoje e sempre que tenho um obstáculo difícil para vencer, começo a pesquisar incessantemente por depoimentos de pessoas que venceram aquele problema até que eencontre a solução. Quando lemos ou ouvimos depoimentos de pessoas que venceram o mesmo problema que estamos vivendo, isso gera em nós a fé que necessitamos para seguir em frente, mas o que é a fé? Segundo a Bíblia: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem."  (Hb 11:1) Ou seja, mesmo que ainda não estejamos vendo o projeto pronto em nossas mãos ou o problema resolvido, nós temos aquela certeza dentro de nós quese não ficarmos prostrados e desanimados, uma hora ou outra teremos, então é essa certeza que nos impulsiona a seguir em frente.  

Não sei se você é cristão ou acredita na palavra de Deus, mas uma coisa é certa todos nós precisamos de mentores, pessoas que estejam bem à frente de nós, ou seja, que já trilharam todo o caminho que nós ainda estamos percorrendo. Sempre há alguém que nos inspira, seja um mentor espiritual, seja um mentor de alguma área especializada, mas sozinhos é muito complicado seguir em frente sem desanimar.  Eu mesma tenho pessoas que me inspiram tanto no campo espiritual como no campo material e costumo assistir aos seus vídeos ou ouvi-los sempre que possível para que as minhas forças sejam renovadas. O primeiro passo para começar a resolver qualquer problema, é reconhecer que há um problema e em seguida reconhecer que precisamos de ajuda de outras pessoas mais experientes, mesmo que essas pessoas não nos conheçam pessoalmente mas que somente através de suas palestras ou pregações, possamos ser inspirados a solucionar nossos dilemas, incluindo o desânimo com tantas questões. 

Outro fator que contribui muito para o desânimo é a falta de propósito, todos nós precisamos ter um propósito maior na vida, não somente trabalhar por trabalhar ou estudar por estudar ou ainda ganhar dinheiro somente por ganhar dinheiro, mas é preciso ter um propósito maior, algo que nos preencha como pessoas, algo em que possamos transmitir verdade, algo em que realmente acreditamos, algo em possamos ajudar outras pessoas seja com a nossa profissão ou com o nosso ministério. Quando não temos um propósito maior facilmente pensamos em desistir no primeiro obstáculo que aparece, mas quando temos um grande propósito vemos que esses obstáculos são pequenos demais para nos desanimar da grandeza da obra que será erguida no final. Na internet há inúmeros casos de pessoas que precisaram da ajuda de um coaching para que realmente pudessem encontrar um propósitos real para suas vidas, são pessoas que estavam na carreira errada, na faculdade errada, no relacionamento errado mas que sozinhas não puderam enxergar e, por isso, pediram ajuda para consultores especializados. 

Recapitulando – Alguns passos para vencer o desânimo em tempos de crise
 
1 - Reconhecer o problema; 
  2 - Reconhecer que precisa de ajuda; 
          3 - Focar na solução e não no problema; 
          4 - Buscar por depoimentos de pessoas que superaram o mesmo problema; 
          5 - Encontrar um propósito maior de vida; 
          6 - Ter sempre em mãos materiais como palestras ou pregações tanto em vídeos como      
                em áudio de mentores especializados.  

Alguns links úteis de materiais para consultas de acordo com o problema: 

- Sociedade Brasileira de Coaching (Vários Temas):   
- Pesquisa americana avalia métodos de estudo e aponta os mais eficazes (Estudo): 

Descubra os 10 melhores métodos de estudo para se preparar para o vestibular e Enem (Estudo): 

- Apostila - Técnicas de Memorização e Estudo Eficaz (Estudo): 

- Site Casamento Blindado (Cristiane e Renato Cardoso – Relacionamentos Amorosos): 

Método Bolsa Blindada (Patricia Lages – Coaching em Finanças): 

Gustavo Cerbasi (Consultor Financeiro com Excelentes Materiais): 

Pr. Lucinho Barreto – Vencer o Desânimo (Pregação - Ajuda Espiritual): 

Pr. Lucinho Barreto – Site Oficial (Ajuda Espiritual com Excelentes Materiais): 

Livro "Conversa Franca Sobre Desânimo" - Joyce Meyer (Ajuda Espiritual): 

- Livro "50 Tons para o Sucesso - Bp Jadson Edington (Ajuda Espiritual para Prosperidade Financeira e Dicas Empreendedoras):

Excelente Palestra com o Empreendedor Geraldo Rufino – O Catador de Sonhos: 

Filme Motivacional "À Procura da Felicidade" com Will Smith - História Real de Chris Gardner: 

Filme Motivacional "Mãos Talentosas" - A História de Ben Carson: 
https://youtu.be/k4xrwBE12ok (Filme Completo no Youtube) 

Site Mind Tools – Excelentes Artigos e Ferramentas para aumentar a produtividade tanto na carreira empreendedora como na carreira profissional (Eu assino a newsletter deles com satisfação!): 

Quero deixar somente mais uma dica que utilizo muito para resolver os problemas antes que eles possam me desanimar: sempre divido um problema grande em várias pequenos até que todos os pedaços estejam completamente resolvidos. Isso me ajudou bastante, aumentou a minha produtividade e por consequência, me ajudou a vencer o desânimo diante dos problemas. Agora é só arregaçar as mangas e começar a trabalhar! 

E você? Tem alguma experiência para contar? Já superou alguma crise? Usa algum método inovador para vencer o desânimo? Deixe o seu relato abaixo nos comentários para ajudar outros leitores! O seu comentário é sempre bem-vindo aqui!



Você Pode Gostar Também

0 comentários