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A importância de ter um blog para divulgar o seu negócio on-line

sexta-feira, março 11, 2016

Com a grande competitividade na internet hoje, é preciso inovar e criar conteúdo realmente relevante para alcançar o público-alvo. Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil para as pessoas que não estão muito familiarizadas com as ferramentas de criação de blogs disponíveis. O pequeno empreendedor é o que mais sofre quando se vê diante dessas dificuldades porque, geralmente, não possui muito capital disponível para contratar profissionais especializados que possam entregar um blog pronto e totalmente customizado. "Mas será que é realmente tão importante ter um blog para divulgar o meu negócio? Não seria mais fácil apenas ter uma loja virtual?" E a resposta para essa pergunta é muito simples: pense como o seu cliente ou tente se lembrar quais foram os artigos que você leu que influenciaram diretamente em suas próprias decisões de compra. Lembrando, que também é bem mais fácil para um mecanismo de busca encontrar um artigo bem escrito e relevante  que apontar diretamente para uma loja virtual sem anúncio. 

É muito comum quando estamos interessados em adquirir algum produto pesquisarmos na internet dados relevantes sobre ele, tais como: depoimentos de pessoas que usaram o produto no Youtube, artigos que expliquem sobre a substância relacionada com aquele produto, fotos de antes e depois de pessoas que usaram o produto, artigos ou vídeos explicando o funcionamento do produto, entre outros. Percebeu agora a importância de publicarmos artigos com conteúdo relevante sobre os produtos que pretendemos vender? É isso que os consumidores estão buscando antes de tomar a decisão final para comprar o seu produto. Veja os exemplos de lojas virtuais famosas que possuem artigos que ajudam o seu público a utilizarem os seus produtos, um exemplo prático disso é a Leroy Merlin, que possui vários artigos relevantes sobre dicas de decoração, faça você mesmo, como escolher um determinado produto, entre outros.  

Ou seja, eles conquistam o público consumidor oferecendo gratuitamente informações importantes que funcionam como uma espécie de consultoria. Isso contribui para que as pessoas que estejam indecisas tomem a decisão mais importante, que é finalizar a compra do produto. O público consumidor fica grato com as informações e se sente confiante para adquirir o produto na loja que oferece tais informações, contribuindo também para a fidelização dos clientes. Isso é chamado hoje como Inbound Marketing ou simplesmente Marketing de Conteúdo, que consiste em ajudar os seus futuros clientes a resolverem problemas. Isso tem sido utilizado muito atualmente por grandes e pequenas empresas para conquistar novos clientes e fidelizar os que já fizeram alguma compra. 

Porém, os pequenos empreendedores ficam um pouco perdidos quando se deparam com tantas possiblidades ou quais assuntos de artigos seriam relevantes para o seu negócio. Uma dica prática para resolver essa questão seria começar a pensar quais os problemas que podem ser resolvidos com o seu produto ou serviço, ou ainda, qual a solução que o seu produto ou serviço traria para o seu cliente. Procure pensar quais são as  principais informações que o seu cliente busca antes de comprar, pense como o seu cliente. Uma loja virtual de moda feminina que faz um blog recheado de artigos de como combinar cores ou modelos de roupas, em quais ocasiões usar uma determinada peça, exemplos de looks que podem ser montados com um determinado modelo, tem muito mais chance de conquistar o seu público-alvo do que uma loja que simplesmente expõe suas peças com os preços e descrições. 

Você, com certeza, em algum momento de sua vida já se sentiu confortável em comprar numa determinada loja física quando encontrou aquele vendedor ou vendedora com um alto conhecimento técnico sobre determinado produto, que explicou com maestria todas as formas de utilização do mesmo, que fez com que você se encantasse de tal forma, que passou a procurar aquela pessoa sempre quando ia comprar algo naquela determinada loja. Então, esse vendedor que explicou com maestria tudo sobre o produto, no mundo digital seria o conteúdo do seu blog, repleto de informações relevantes que ajudariam aos seus clientes a tomarem a decisão de compra. Ou seja, o seus clientes confiariam tanto nas informações contidas em seu blog que sempre que tiverem algo em mente para comprarem, dariam aquela passadinha básica para pesquisarem entre os seus artigos antes até mesmo de fazerem pesquisas em mecanismos de buscas, por exemplo. 

Enfim, a maior importância de ter um blog para divulgar o seu negócio on-line é de atrair novos clientes e ao mesmo tempo poder fidelizar esses clientes através de informações relevantes juntamente com um atendimento diferenciado, sem gastar valores exorbitantes com publicidade on-line, que nem sempre garantem que cada clique recebido em seus anúncios se converterão em vendas.  Felizmente, atualmente há algumas plataformas que possibilitam a criação de um blog gratuitamente com inúmeras possibilidades de customização de templates, tais como: WordPressBloggerWixWebnode, entre outras. Em relação ao conteúdo, se você não tiver tempo ou não se sentir à vontade para escrever artigos, há alguns sites que oferecem esse serviço por valores relativamente acessíveis, como por exemplo: TextbrokerGreatcontent e também o Fiverr, esse último já com algumas opções de escritores brasileiros que escrevem textos a partir de $5. 

Você possui alguma dificuldade para iniciar um blog? Deixe nos comentários abaixo qual seria a sua maior dificuldade para que eu possa direcioná-lo para uma solução ou  escrever um artigo específico para solucionar o seu problema. A sua opinião, crítica ou sugestão também são muito bem-vindas! 



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