logo

5 Características que revelam um empreendedor de sucesso

sábado, agosto 09, 2014

5 Características que revelam um empreendedor de sucesso


Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “empreendedor” significa “aquele que consegue realizar tarefas difíceis; dinâmico ou ativo; arrojado ou diligente.” Ao contrário do que muitos pensam por aí, um empreendedor de sucesso não é somente aquele que é conhecido pela mídia mundial ou apenas aquele que constrói uma grande multinacional, mas um verdadeiro empreendedor é aquele que é capaz de vencer os desafios da vida, superar os seus medos e perseguir os seus sonhos até alcançá-los.

Atualmente, a palavra “empreendedorismo” parece estar na moda, nunca foi tão mencionada em tantos lugares, mas algumas pessoas pensam, que para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ficar famoso e ganhar muito dinheiro. Isso pode até acontecer e seria uma recompensa muita justa para aqueles que são tão esforçados em desempenhar uma tarefa, mas não é a essência do empreendedorismo. Para iniciar um novo empreendimento basta ter um sonho e atitude para realiza-lo! Veja esse lindo exemplo de uma mulher, dona de casa, empreendedora das Filipinas:


Dona de Casa Empreendedora Filipinas


O nome dela é Ronalyne P. Salicato e para ajudar o seu marido com o sustento da casa e continuar cuidando dos seus quatro filhos, ela resolveu montar uma pequena lojinha em sua própria residência nas Filipinas e, além do pequeno comércio, ela também cria porcos. Leia a matéria completa aqui.

Essa mulher poderia ter simplesmente aceitado a situação em que estava vivendo, provavelmente com poucos recursos e dependendo totalmente da provisão do marido, mas ela foi além, pensou em mudar a situação de toda a família, não foi egoísta pensando somente nela! Esse é o verdadeiro espírito empreendedor, pensar no próximo, ter atitude, arregaçar as mangas e mudar o mundo! Veja, agora, 5 caraterísticas que revelam um empreendedor de sucesso:


1. Ele deve ser, em primeiro lugar, um sonhador, mas também precisa ser corajoso, arrojado e ousado para transformar um sonho em realidade.

É comum ouvir depoimentos de pessoas que, quando iniciaram um novo empreendimento, precisaram ter coragem para enfrentar as críticas das pessoas ao seu redor, incluindo familiares e amigos que diziam: “Você é louco!” ou “Isso nunca vai dar certo!”, mas mesmo ouvindo coisas desse tipo, eles foram em frente e realizaram os seus sonhos. No começo, tudo é difícil, é preciso um bom planejamento para iniciar um novo negócio, incluindo a parte burocrática, que é a formalização e as pesquisas de mercado, mas com constância, determinação e perseverança todas as etapas são devidamente concluídas, contribuindo para o nascimento de um novo empreendimento.


2. Permanecer receptivo durante a vida toda, aprendendo coisas novas e se adaptando às mudanças do mercado.

A vida de um empreendedor é cercada por desafios, mas com muitas oportunidades de superação. Dificilmente uma pessoa inflexível, que não aceita opiniões, que não assume os próprios erros ou que não ouve os seus clientes, será um empreendedor de sucesso. É preciso ouvir “os gritos” do mercado e adaptar-se às mudanças para satisfazer as necessidades alheias. Aprender com os seus funcionários, buscar conhecimento fora do ambiente de costume, pensar na preservação do meio ambiente, ajudar a comunidade e incentivar novos talentos é apenas alguns dos exemplos de empreendedorismo de sucesso.


3. Precisa ser perseverante, não desistindo facilmente e, além de tudo, precisa gostar de resolver problemas.

"O fracasso é simplesmente a oportunidade de começar de novo, desta vez de forma mais inteligente." (Henry Ford)

Leia atentamente a frase acima, que é de Henry Ford, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série para a produção de automóveis em larga escala em menos tempo e com menor custo. Também é o autor dos livros: “Minha filosofia de indústria” e “Minha vida e minha obra”, até hoje, os seus métodos são estudados nas universidades do mundo inteiro, suas frases são mencionadas em muitos seminários e palestras de negócios. Além da frase acima, ele disse muitas outras que nos levam a crer que foi um homem que precisou enfrentar muitos desafios, fracassos e medos, mas é um exemplo de dedicação, perseverança e altruísmo, pois pensava no bem-estar dos seus funcionários e queria ganhar dinheiro para ajudar as pessoas. Um empreendedor não pode viver num mundo de ilusões, mas tem que saber que terá muitos problemas para resolver todos os dias e, o mais importante, ser perseverante para não permitir que as falhas o impeçam de prosseguir.


4. Aproveita as oportunidades da vida, transformando uma necessidade num empreendimento.

Menino de oito anos fica milionário com loja virtual de bolinhas de gude


Esse menino, com apenas oito anos de idade, ficou milionário ao criar uma loja virtual para vender bolinhas de gude. O nome dele é Harli Jordean, um pequeno empreendedor de sucesso, que deu início ao seu empreendimento quando crianças maiores roubaram sua coleção de bolinhas de gude e, quando pediu sua mãe para comprar mais bolinhas pela internet, viu que não existiam tantas opções do produto disponível para compra. Foi quando ele teve a ideia de criar a sua própria loja virtual, com a autorização dos seus pais, e ver em poucos meses as suas vendas crescerem, ficando famoso no mundo dos negócios. Leia a postagem completa aqui.

Que tal começar observado as necessidades da vizinhança ao redor de sua casa ou até mesmo do bairro em que mora? Comece a fazer uma pesquisa de mercado em seu próprio bairro, veja as prioridades, as necessidades da comunidade e encontre o negócio que mais esteja adequado aos seus talentos, isso poderá se tornar um pequeno começo de um grande empreendimento.


5. Não tem preguiça de trabalhar e, algumas vezes, precisa pensar “fora da caixinha”.

Uma pessoa para ser bem sucedida em seus propósitos não pode ter preguiça de trabalhar. Quem pensa que ser dono do próprio negócio é viver atrás de uma mesa de vidro, sentado numa confortável cadeira presidencial, está redondamente enganado. O verdadeiro empreendedor deve estar sempre disponível para trabalhar aos fins de semana ou até nos feriados, se for preciso, ou quando os pedidos aumentarem. Nos horários em que os funcionários estarão dormindo, mas o empreendedor estará lá, estudando e pesquisando sobre o seu novo projeto. Talvez pensando em inovar a forma de uso de um produto que já esteja desatualizado para os tempos modernos. Isso é pensar “fora da caixinha”, é sair do lugar de conforto, ser criativo, encontrar novas estratégias, colocando a cabeça para funcionar de verdade. Quer ler mais sobre alguns casos de inovação para se inspirar? Entre aqui para ler.

E você, é uma pessoa empreendedora ou tem alguma experiência para nos contar? Deixe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas que estejam planejando empreender. Sugestões ou críticas também são bem-vindas aqui!



Você Pode Gostar Também

0 comentários