logo

Quando um relacionamento amoroso é um presente de Deus

terça-feira, abril 08, 2014

Quando um relacionamento amoroso é um presente de Deus



Vivemos num mundo onde o “amor” é passageiro, hoje se casam e amanhã se separam porque dizem que o “amor” acabou. Mas será que realmente as pessoas estão sentindo o amor ou seria somente uma paixão, temporária e carnal?

Primeiramente gostaria de esclarecer que não sou nenhuma especialista em relacionamentos e nem uma psicóloga, mas quero aqui trazer informações que estão contidas na palavra de Deus e também testemunhar a respeito do meu próprio casamento que foi dado por Deus.
Tomarei como base o texto que fica em I Coríntios 13.4-7 que diz assim: “

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconveniente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Estudaremos a seguir o significado de cada palavra contida neste texto para compreendermos melhor o que é o amor descrito aqui:

1) “O amor é paciente” ou seja, uma pessoa paciente, segundo o dicionário da língua portuguesa, também é tolerante, indulgente (pessoa que perdoa com facilidade) e mansa. Será um ótimo companheiro(a), pois não será uma pessoa que irá impor suas próprias regras, briguenta e sem educação, muito pelo contrário será alguém que irá te completar, compreender e estará sempre que possível ao seu lado, sem brigas e discussões. Sua presença lhe fará bem e lhe trará paz. É claro que todos os relacionamentos passam por lutas e tribulações, mas quando uma pessoa é paciente, ela compreende que é uma fase, que todas as lutas passarão e colocando tudo diante de Deus em oração, ela jamais pensará em desistir do seu relacionamento.

2) “é benigno” ou seja, bondoso, suave, complacente, brando. Será uma pessoa que cuidará de você, uma pessoa que se preocupará até mesmo com sua saúde, bem-estar, vai pensar primeiro em você, em como lhe agradar e fará tudo sem exigir nada em troca. Afinal, não podemos casar pensando em ser felizes, mas sim em fazer o outro feliz, então consequentemente, você também será feliz! Meninas, muito cuidado com aqueles rapazes que lhe pedem para provar o seu amor com relacionamentos íntimos antes do casamento!

3) “o amor não arde em ciúmes”, uma pessoa ciumenta é uma pessoa que não confia e a confiança é a base para a construção de um relacionamento saudável. O ciúme é gerado por insegurança, medo de perder a pessoa amada, e se esta pessoa foi dada por Deus, não há o que temer. “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”  I João 4.18
A pessoa de Deus para a sua vida com certeza será alguém que amará a Deus em primeiro lugar, por isso jamais irá lhe sufocar com ciúmes e brigas, pois cuidará também das coisas do Senhor e em seu coração reinará a paz. “Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor” I Coríntios 7.32b
Lembre-se sempre: quem não for fiel a Deus, também não será fiel a você!

4) “não se ufana”, ufano quer dizer que se orgulha de alguma coisa ou de si mesmo, que se vangloria, vaidoso, satisfeito de si mesmo, bizarro, ostentoso. Uma pessoa assim jamais lhe fará feliz porque é egoísta, vaidoso(a) ao extremo, se acha “a bola da vez”, acha sempre que não existe alguém melhor que ele(a), vai sempre lhe deixar em segundo plano em tudo, não lhe dará satisfação nenhuma, será arrogante, presunçoso e soberbo. Com certeza esta não é uma característica de uma pessoa de Deus.

5) “não se ensoberbece”, ou seja, não se engrandecerá, será humilde para reconhecer quando estiver errado(a), não te humilhará de forma alguma por causa de posição social ou dinheiro. Nunca terá vergonha de lhe apresentar para familiares e amigos.

6) “não se conduz inconvenientemente”. Inconveniente é uma pessoa que não tem sabedoria em suas atitudes, zomba das pessoas e de situações. Fala na hora errada ou fala demais, se veste de forma sensual, usa roupas com decotes ou justas demais e suas atitudes não são bem vistas diante da sociedade em que vive. Veja como essa pessoa trata seus próprios familiares, veja se é alguém que honra pai e mãe. Faça uma análise do seu comportamento social ou de como reage a certas situações. Uma pessoa assim ao seu lado com certeza causará danos à sua imagem e lhe trará grandes prejuízos.

7) “não procura os seus interesses”. É terrível conviver com uma pessoa interesseira que não te ajuda a conquistar nada pelo contrário, só gastará o seu dinheiro. É o tipo de pessoa que não faz nada sem exigir algo em troca. Por exemplo, para visitar sua família, você precisará lhe comprar um presente ou aquele(a) “engraçadinho(a)” que só quer estar ao seu lado quando a vontade dele(a) for feita. Uma pessoa assim não fará bem para a sua vida espiritual, pois não lhe trará paz. Fuja!

8) “Não se exaspera”, ou seja, não se irrita, não briga com facilidade. Já viu aquela pessoa que procura motivos o tempo todo para brigar? Nada pra ela está bom, encontra motivo em coisas simples e corriqueiras do dia-a-dia para provocar discussões intermináveis. Se conhecer alguém assim, saia correndo bem depressa!

9) “não se ressente do mal”. Uma pessoa que não se ressente do mal não guarda mágoas e não se ofende com facilidade. Ao contrário disto, uma pessoa ressentida é aquela que guarda mágoas, nunca se esquece das ofensas, não perdoa, se magoa com extrema facilidade, parece um cristal que se quebra facilmente, é melindrosa. Com certeza uma pessoa com esta característica não foi preenchida com o amor de Deus e lhe cobrará demais devido à sua carência afetiva.

10) “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” Com toda certeza uma pessoa que tem o amor de Deus em seu coração, jamais se alegrará em cometer qualquer tipo de injustiça com você. Pessoas que ofendem, mentem, roubam, falam mal dos outros, desejam o mal de outras pessoas, criticam negativamente, menosprezam os outros, fazem fofocas, são pessoas injustas e não merecem a nossa confiança. Não entregue nunca o seu coração para uma pessoa injusta!

11) “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” II Coríntios 12.10  Uma pessoa que não suporta o sofrimento é uma pessoa que vive num mundo de ilusões, ela é fantasiosa com a vida, acredita em “príncipes encantados”, é romântica demais, idealiza em sua mente uma pessoa tão perfeita que nem existe neste mundo. Muito cuidado com filmes e novelas românticas que mostram um mundo totalmente fora da realidade. Eu mesma antes de casar, pensava que o meu marido deveria me cobrir de flores e presentes românticos o tempo todo, mas graças a Deus, o Senhor me libertou disso. Antes de me converter vi muitas novelas e filmes românticos que me fizeram pensar assim e acabava fantasiando demais. Se você é uma pessoa assim, ore para que Deus liberte o seu coração desses sentimentos, pois precisamos ter os pés no chão, na realidade da vida, ninguém pode ser romântico vinte quatro horas por dia, isso é ilusão! Meninas parem de ver novelas, elas criam em nossa mente um mundo de fantasias, completamente fora da realidade da vida. Peça a Deus um coração firme para suportar os sofrimentos. Vemos em nossos dias tantos casamentos acabando por motivos fúteis, porque as pessoas não suportam os sofrimentos normais da vida, vivem num mundo cheio de fantasias e ilusões. Creia sempre que dias melhores virão e tenha esperança que as fases ruins passarão.
“...mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40.31

Agora, preste muita atenção, não comece um namoro sem consultar ao Senhor, muitas vezes nos precipitamos e pensamos que se Deus não disse nada contra é porque Ele está a favor do namoro. Não se engane! O inimigo é astuto e para te enganar pode colocar um lobo com aparência de ovelha. Cuidado! Não olhe pela aparência, ás vezes a pessoa de Deus está ao seu lado, mas você não está vendo porque fica olhando somente a beleza exterior, veja cada item estudado anteriormente e faça suas próprias comparações. Outra coisa, se você já sabe qual é o seu chamado na obra do Senhor, tenha mais cuidado ainda. Se você não tiver sabedoria para escolher peça que Deus se interfira em sua vida sentimental e deixe Deus escolher! Deus colocará ao seu lado uma pessoa que completará o seu ministério e de forma alguma será impedimento para o cumprimento do seu chamado.

O assunto tratado até agora é para as pessoas que estão ainda procurando a pessoa certa para casar, se você já é casado(a), não separe! Continue firme esperando e orando para que Deus faça a transformação em seu cônjuge, busque aconselhamento pastoral!

E você gostaria de compartilhar algo? Contribua com outros leitores dando o seu testemunho nos comentários abaixo, isso ajudará outras pessoas que estejam em busca do companheiro ou companheira ideal! Sugestões ou críticas também são bem-vindas aqui!



Você Pode Gostar Também

0 comentários